Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz... Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então e chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam com o nosso caminho. Desejo a você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e Sempre... simplesmente porque: "Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso".
A Gripe Suina é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão e a apresentação dos sintomas da gripe suina pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e esta causando uma epidemia no México. Desde o seu surgimento, a gripe já fez até agora 149 vítimas, e sob suspeita da doença o número é de 1600 pessoas, a organização de saúde Mundial, declarou que a doença já esta sendo uma emergência na saúde pública internacional. A gripe suina tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, esta descartada, desde que se cozinha a mesma à 71 graus Celsius, eles afirmam que o vírus não sobrevive.
Gripe Suina Contágio
Sintomas da Gripe Suína
Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, surgiram pessoas com vômitos e diarréias. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não temos nada, e pode levar uns 6 meses para que isso ocorra. O medicamento oseltamivir segundo a OMS, mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito. O que podemos fazer é sempre estar lavando as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também pode trazer consequências. O governo deve ser rigoroso nos vôos vindo do exterior, certificando que nenhum passageiro, esteja contaminado, pois mesmo que os sintomas da gripe, não esteja aparente, temos que estar alerta por um período, pois algumas delas vieram de paises que já estão contaminados. Ter a lista de passageiros desse período, e verificar se após alguns dias no nosso país, nenhum deles esteja apresentando algum sintoma, é sempre bom estar em alerta e conscientizar a todos.
O que é a doença Gripe A?
Chamada popularmente de gripe suína, trata-se de uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A, que ataca aves, suínos e humanos. Esses vírus têm alto poder de mutação e contaminação. Por isso, é mais letal que o da gripe comum
Contágio da Gripe Suina
Esse vírus pode passar, por proximidade, dos porcos para os seres humanos. Pela tosse ou pelo espirro de pacientes infectados, a gripe pode ser transmitida entre as pessoas. Não há contaminação ao comer a carne de porco cozida (a 70°) porque os vírus da gripe suína são destruídos a essa temperatura.
OBS: Ao facilitar a transmissão do vírus da Gripe Suína, indivíduos podem favorecer que ele se torne mais agressivo, expondo toda a população a uma forma mais grave da doença” diz o infectologista Artur Timerman.
Sendo assim ,previna-se lavando as mãos pelo menos 10 vezes por dia, principalmente quando sair, ou tiver contato com pessoas que sairam, essas também tem que lavar suas mãos.
Sintomas complemento da gripe
Os sinais são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38°, moleza, falta de apetite e tosse. Coriza clara, garganta seca, náusea, vômito e diarréia também podem acontecer; assim como, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular.
Fazer o diagnóstico
Só se consegue a certeza isolando-se o vírus influenza tipo A, analisando amostras respiratórias dos pacientes, nos primeiros 4 a 5 dias ou até 10 dias em crianças.
Reportagem sobre a Gripe Suína
A informação nesses momentos é umfator determinante para combater a mesma:
Confira os locais de foco:
Confira o mapa da Gripe Suína no Mundo atualizado diretamente pelo Google Maps. View H1N1 Swine Flu in a larger map Em contato pelos comentários do blog recebi tal mensagem, O texto do link indicado está realmente bastante esclarecedor em relação a gripe, vale a visita no site do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (link) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada! Assessoria de Comunicação. Ministério da Saúde
Gripe Suína no Brasil
Foi anunciado pelo ministro da Saúde, José Gomes, confirmou nesta noite, quarta-feira (7) que existem 4 casos da gripe suina no Brasil. São os primeiros registros da gripe no país. Os quatro brasileiros com a gripe, são jovens adultos, que teriam contraído a doença no exterior. Duas pessoas são de São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais. Três casos são de pessoas que estiveram no México; e outro esteve recentimente nos Estados Unidos. Sobre o uso de máscaras após a confirmação dos casos no Brasil, o ministro comentou que não existe a necessidade, pois o vírus não está circulando. Nem todos que usam máscaras na rua, estão tentando se previnir do vírus, mas pode ter realizado algum cirurgia delicada, como um transplante. O Brasil está preparado para tratar até 12,5 mil pacientes, e pode produzir medicamentos para o tratamento de até 9 milhões caso exista a necessidade. Nesta sexta-feira, o ministro da Saúde, confirmou dois novos casos da gripe suína no Brasil. Os novos pacientes são de Santa Catarina e Rio de Janeiro. O anuncio dos novos casos foi realizado em um coletiva, do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. update: No Brasil são 8 casos confirmados até o momento e 22 número de casos suspeitos da nova gripe. Estados Brasileiros com casos suspeitos: Rondônia , Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Ceará, Pará e Piauí.
Vacina da Gripe Suina A - A cepafoi entregue neste sabádo dia 16/05 a cepa do vírus H1N1 à Organização Mundial da Saúde (OMS) e também os dados estatísticos e clínicos: como o vírus age no organismo dos pacientes; os primeiros sintomas; as internações; os óbitos e locais onde os casos foram registrados;
Até hoje, a vacina contra gripe suína só existe para os porcos e com o vírus sem mutação. Não há comprovação de que as vacinas atuais de gripe ofereçam proteção contra a gripe suína. Pela evolução do risco, acredita-se que em 4 ou 5 meses uma vacina específica será elaborada.
Tratamento da Gripe Suína - Algumas drogas antivirais estão sendo usadas na prevenção e tratamento da doença, tentando impedir a replicação do vírus dentro do corpo humano. O resultado é a diminuição da agressividade da infecção com a terapia. Para maior eficácia, é necessário começar sua utilização nos dois primeiros dias de sintomas. Por outro lado, o uso indiscriminado desses remédios pode induzir a mais mutações e a efeitos colaterais com riscos desnecessários.
Esses dados e as cepas do vírus, vão auxiliar na criação de uma vacina, que posteriormente vai estar disponível a todos os países. A OMS desenvolvendo essa vacina contra gripe suína, posteriormente a disponíbilizará a todos os países.
Informações sobre a Gripe Suína, Acesse para saber mais: AQUI
Agosto de 2009
Últimas Recomendações do Ministro da Saúde, ao iniciar as aulas nesse segundo semestre, caso seu filho ou o estudante estiver com sintomas de gripe, a princípio não deve ir á escola, como medida preventiva.
Para conter essa contaminação, evite lugares com muitas pessoas e fechados, higiênize sempre as mãos, caso esteja gripado evite ficar saindo de casa, use máscara para ir ao médico ou posto de sáude para saber se é uma gripe comum ou a do vírus da gripe suína.
Em breve mais informações sobre a Gripe A.
Respotas sobre Gripe A Suína: A Fernanda Rocha (fernanda.rocha@saude.gov.br) através dos comentários do blog, esclareceu algumas dúvidas dos leitores. Confira algumas respostas:
Simone, Existe tratamento específico para a Influenza A (H1N1). Essa é uma doença grave e transmissível e, dessa forma, merece a devida atenção. Por isso, devem procurar uma unidade de saúde as pessoas que apresentarem os sintomas da doença e tiverem chegado de viagem de países afetados nos últimos 10 dias ou tiverem tido contato com alguém doente. É importante ressaltar que a automedicação pode mascarar sintomas da doença e trazer danos ainda maiores para a saúde da pessoa.
Ainda dentro da aeronave, os passageiros recebem informações sobre os sintomas da Influenza A (H1N1). A pessoa que apresentar tais sintomas deve se identificar à tripulação e, ainda no aeroporto, será encaminhada aos postos da Anvisa. Além disso, todos os passageiros vindos de países afetados têm sua Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), retidas pela Anvisa. Com esse documento é possível entrar em contato com cada pessoa para realizar avaliações, se for detectado caso suspeito na mesma aeronave.
Eduardo, As reações causadas pelo Influenza A (H1N1) podem variar, de acordo com o organismo. Geralmente, ela pode ser apresentada da mesma maneira que uma gripe comomum. Esta doença costuma ser mais agressiva em pessoas que já possuam alguma enfermidade ou que estão com a imunidade baixa.
Dominike, Há medidas que só podem e devem ser tomadas, realmente quando necessário. Seria precoce, neste momento fazer uma quarentena no país. Já que, se o Ministério da Saúde proibisse os turistas de pisar em território nacional, também teria que impedir os brasileiros de viajarem. Por enquanto, as medidas corretas e adequatas para a situação, estão sendo tomadas, com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Aquelas pessoas que fazem desembarque internacional no país, precisam passar por uma avaliação da Anvisa e ainda responder um questionário com dados pessoais.
Estádio de Manaus Confirma Participação na ExpoEstádio 2009
O Estádio Vivaldo Lima, de Manaus, confirma sua participação na ExpoEstádio 2009, feira e congresso que irá reunir os segmentos de projeto, construção, engenharia, mobiliário, gerenciamento e operação de estádios, que acontece de 17 a 19 de Novembro no ExpoCenter Norte.
No evento, o Vivaldo Lima será um dos ocupantes da “Praça dos Estádios”, um espaço especialmente criado na feira para reunir os estádios de todo o País que estão na lista de jogos da Copa do Brasil de 2014.
Tal como os demais participantes da “Praça”, os responsáveis pela administração do Vivaldo Lima irão levar para o local uma série de apresentações sobre as soluções de engenharia e gestão que o Estádio irá utilizar na sua preparação para a Copa 2014. “Um dos nossos destaques no evento será o detalhamento sobre o projeto e as obras da nova arena do Vivaldo Lima, que envolve um investimento inicial em torno de R$ 580 milhões”, afirma Ariovaldo Malizia, administrador do Estádio.
O Estádio Vivaldo lima, que atualmente, comporta um público de 32.000 torcedores, após a construção da nova Arena, terá capacidade de atender até 47.450 pessoas, sendo assim distribuídos: 42.420 expectadores e 5.030 destinados à área vip e a imprensa. Segundo Ariovaldo, esse número é suficiente para sediar até as 4ª de finais.
Manaus, uma das mais entusiasmadas Sedes da Copa 2014, espera receber um fluxo de turistas capaz de exceder a capacidade máxima do Estádio. Para tanto, serão feitas várias adaptações nas infraestruturas de Transporte, Segurança e Hotelaria. Grandes grupos hoteleiros, entre eles Hilton, Accor e Marriot já estão com importantes projetos para o município, a fim de atender a demanda estabelecida pela FIFA.
De acordo com Ariovaldo Malizia, com a participação na ExpoEstádio 2009, sua equipe espera oportunizar grandes negociações de interesse do Estado. “A Copa do Mundo, sendo realizada em Manaus, irá acelerar o crescimento projetado para 25 anos, para apenas 5, proporcionando à economia local a previsão de 150 mil novos empregos, além da incrementação do turismo, que certamente ganhará muita força após a realização da Copa do Mundo”, comenta o administrador.
Sobre a ExpoEstádio A Expo Estádio é uma feira de exposição e encontro para o design, construção, engenharia, mobiliário, gerenciamento e operação de estádios e locais esportivos no Brasil. Os eventos de esportes são parte central da cultura brasileira. Com a população de 180 milhões de pessoas, a Copa do Mundo FIFA de 2014, além da candidatura brasileira para hospedar os Jogos Olímpicos de 2016, haverá bastante investimento no setor de estádios e locais esportivos nos próximos oito anos. A Expo Estádio é um evento dirigido para um público muito específico: os participantes na construção, expansão e gestão de estádios no Brasil. Junto à exposição, haverá discussões e seminários sobre desenvolvimentos atuais e ao longo prazo do setor; que atrairá os profissionais da indústria.
Os expositores são todos os produtores e fornecedores de produtos, soluções e serviços para estádios e instalações desportivas indoor e outdoor. Entre os visitantes estão outros municípios, proprietários e operadores de estádio, operadores de estacionamento, clubes desportivos, empresas de segurança, investidores, consultores, arquitetos e designers.
60% dos casos submetidos a exames são de gripe suína
AE - Agencia Estado
SÃO PAULO - Os casos de gripe suína já representam cerca de 60% de todos os casos de gripe analisados no País, informou hoje o Ministério da Saúde. Segundo a nota, desde abril, dos exames de diagnóstico com resultado positivo para algum tipo de vírus respiratório nos três laboratórios de referência do Brasil, 60% foram para H1N1. De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, ainda é cedo para se confirmar, mas é possível que o novo vírus esteja substituindo o vírus da gripe comum. No Chile e na Argentina, esse porcentual já ultrapassa 90%.
De abril a julho, foram notificados 8.328 casos suspeitos de algum tipo de gripe no País, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. Desse total, 1.957 casos foram descartados para qualquer vírus influenza e 4.277 ainda estão em estudo. "No Brasil, podemos afirmar categoricamente que adoecer pela gripe comum ou pela H1N1 é muito semelhante do ponto de vista da gravidade dos casos. Isso indica que a abordagem clínica para diagnóstico, tratamento e internação deve ser a mesma para ambos os vírus", afirmou Hage.
domingo, 19 de julho de 2009
A fotografia é uma lição de amor e ódio ao mesmo tempo. É uma metralhadora, mas também é o divã do analista. Uma interrogação e uma afirmação, um sim e um não ao mesmo tempo. Mas é sobretudo um beijo muito cálido.
domingo, 5 de julho de 2009
No momento em que estamos vivendo, a fome tem sido constantemente palco das grandes discussões políticas e sociais. Numa época em que somos surpreendidos com as injustiças e as corrupções, fica aqui uma reflexão que não se cala: será que falta uma política séria, compacta e assumida por toda a sociedade como um instrumento que prioriza o social e que busca realmente um novo realiamento de altíssima relevância para a superação da crise que assola de forma desumana os mais pobres?
Nesse contexto, podemos refletir sobre a prática governamental das políticas públicas como um paradoxo entre linhas, consumidas pelas rotineiras vias burocráticas e pelo falso discurso ético–social dos que governam o país. Fica claro que essa responsabilidade social está situada nas grandes diversidades econômicas, sociais e culturais existentes no Brasil e sendo acomodada numa missão institucional que não viabiliza com tamanha transparência medidas concretas em face das diretrizes que asseguram a qualidade de vida da nossa e de toda a humanidade, desta e das futuras gerações. A questão da fome passa a ser um meio de propagação política, pois transformam a fome em uma situação renovável, ou seja, a fome passa ser uma utopia que se encontra na linha do infinito.
É preciso reciclar o nosso pensamento de forma progressiva e sistemática para combatermos a fome sem transformá-la em objeto direto do discurso político e tão pouco, focalizar somente segmentos isolados, mas sim, na sua totalidade, com objetivo centrado a responder as necessidades básicas e essenciais prevista na Constituição Federal. Se continuarmos persistindo na política de programas voltados como plataforma eleitoral, a pobreza será uma onda crescente nessa via “Democrática” , como um sistema de desintegração social.
Por fim, acredito que o caminho a ser superado é de conscientização, de resistência e de reestruturação, dentro de uma linha de conduta fiel, que possa servir como um programa digno a sobrevivência entre a maioria da população que vive na linha da extrema pobreza.
O corpo será levado para o rancho Neverland na quinta-feira de manhã, por volta das 10h (14h de Brasília), de acordo com a imprensa americana. Segundo a CNN, um funeral privado deverá ocorrer no domingo, após um ato aberto ao público na sexta-feira. Ainda não há definição sobre o local onde o corpo será enterrado.
O site TMZ informou que o traslado do corpo deverá ser acompanhado por 30 automóveis. As autoridades estão discutindo quantos policiais serão mobilizados e quais medidas serão tomadas para dar segurança aos envolvidos.
Desde ontem, a localidade de Los Olivos, na Califórnia, e os arredores de Santa Bárbara registraram ocupação máxima em seus hotéis, dando indicações sobre o que deverá ocorrer no fim de semana.
Alguns meios de comunicação afirmam que o cortejo poderia criar uma caravana ininterrupta de aproximadamente 200 quilômetros.
Patrimônio está com fundo fiduciário familiar Michael deixou todos os seus ativos ao fundo fiduciário de sua família e indicou sua mãe, Katherine Jackson, para ficar com a guarda de seus três filhos. A revista People revelou os detalhes com base no último testamento elaborado pelo cantor, em 2002.
No testamento, não aparecem nomes de organizações de caridade como beneficiadas. E o texto não exclui especificamente Joseph Jackson, pai do artista, como tinha sido publicado anteriormente pelo Wall Street Journal. O jornal havia informado que o testamento dividia a herança de Michael entre sua mãe, seus três filhos e algumas organizações beneficentes, e excluía seu pai.
Já a revista US Weekly publicou que Michael não é o pai biológico de seus dois filhos mais velhos, Prince Michael, de 12 anos, e Paris Michael, de 11, que seriam filhos do dermatologista do artista, Arnold Klein.
A falta de vínculo biológico entre Michael e seus dois filhos mais velho seria extensível ao terceiro, Prince Michael II, de 7 anos, segundo a imprensa norte-americana. O menino nasceu de uma mãe de aluguel de identidade desconhecida.